Registe-se abaixo
Fisiologia - Perspectivas actuais para oportunidades futuras
Tópicos:
1. Breve contexto histórico da Fisiologia
2. Ser Fisiologista – A Fisiologia como profissão (EUA e GB);
3. A Fisiologia na Europa. Impacto do Processo de Bolonha – a Fisiologia como disciplina no ensino superior.
4. Desafios atuais e futuros. Perspectivas oportunidades e os agentes da mudança.
Biografia: Luis Monteiro Rodrigues é um fisiologista portugues formado no Instituto de Fisiologia da FMUL que desde cedo se empenhou em desenvolver a sua carreira neste domínio. Para além investigação em fisiologia cardiovascular, e do ensino da fisiologia em diversas áreas das Ciências da Saúde, sempre se interessou pelos diferentes modelos de organização das estruturas académicas, intervindo ativamente como membro de diversas organizações de referencia (APS, Physiological Society, PMIG). É um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Fisiologia e o atual coordenador da Task-force para a Educação da FEPS (Federation European Physiology Societies).
Plantas, Metabolismo e Medicina: A Ligação entre Natureza e Farmacologia
Tópicos:
1. Introdução e Enquadramento Histórico
2. Fitoquímicos e as suas classes
3. Estudos Publicados, atividades biológicas conhecidas e interação com a Microbiota
4. Ensaios Clínicos e Exemplos Reais
5. Da natureza à farmacologia (exemplos de fármacos comercializados)
6. Desafios e Perspetivas Futuras
7. Como incorporar fitoquímicos no dia-a-dia
Biografia: Marcelo Queiroz é mestre em Bioquímica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto
Douro. É atualmente estudante de Doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra no Programa Doutoral em Ciências da Saúde, desenvolvendo a sua investigação na área das complicações vasculares associadas à Diabetes tipo 2 no Instituto de Fisiologia da FMUC. Conta com várias publicações em revistas com peer review, bem como participação em congressos. Atualmente está também ligado à ULS Coimbra como Investigador Assistente associado a vários ensaios clínicos.
JOANA FIGUEIREDO PINTO
joana.figueiredo.pinto@gmail.com
Instituto de Telecomunicações
ORCID: 0000-0003-0864-126X
O processo de inovação - Criar uma startup do laboratório ao mercado
Tópicos:
1. Inovação e Empreendedorismo
2. Utilizando o ‘Design Thinking’ e a ‘Lean Methodology’ para impulsionar o processo de inovação (definição de problemas, identificação de personas, MVP e testes)
3. Um exemplo prático da nossa experiência no Instituto Telecomunicações: Lampsy Health
Biografia: Joana Pinto é engenheira biomédica formada pelo Instituto Superior Técnico e empreendedora na área tecnológica. Co-fundou a Clynx Health em 2018, onde assumiu o cargo de CEO, aplicando os seus conhecimentos em engenharia biomédica e gestão para revolucionar os cuidados de fisioterapia.
Atualmente, é Innovation and Entrepreneurship Manager no Instituto de Telecomunicações – Pólo de Lisboa, liderando iniciativas de empreendedorismo e transferência de tecnologia, e Advisor na Lampsy, uma startup medtech focada na epilepsia.
Para além dos seus cargos de liderança, Joana está profundamente envolvida no ecossistema empreendedor. É membro do conselho consultivo da associação 351 Portuguese Startup Association, e foi distinguida com o prémio “Founder” pela Portuguese Women in Tech em 2021. Atua também como mentora e conselheira de startups em fase pre-seed, apoiando áreas como ideação, go-to-market e captação de investimento.
Disrupção circadiana: O impacto na saúde
Da Fisiologia ao prato, Parte 1: Personalizar a nutrição com o relógio interno
Tópicos:
1. Definição de ciclos circadianos e fisiologia do sono
2. Impacto dos zeitgebers na digestão
3. Impacto da disrupção circadiana na saúde
Biografia: Ana Rita Silva é nutricionista especialista em nutrição clínica pela Ordem dos Nutricionistas (1654N). É mestre e doutorada em nutrição clínica, tendo aprofundado os seus estudos nas áreas da microbiota intestinal, doença intestinal e doença autoimune reumatológica. Conta com várias publicações em revistas com peer review, bem como participação em congressos.
Entre 2022 e 2024 cumpriu funções de gestão e direção pedagógica da Nutrition Academy, uma escola de formação certificada para nutricionistas pertencente ao Grupo Academy.
Atualmente, é docente na Universidade Lusófona, acompanhando esta atividade profissional com a prática clínica, que exerce desde 2011.
Crononutrição: Estratégias nutricionais e de estilo de vida
Da Fisiologia ao prato, Parte 2: Personalizar a nutrição com o relógio interno
Tópicos:
1. Métodos de avaliação do ritmo circadiano
2. Estratégias nutricionais, alimentares e de estilo de vida
3. Aplicar na prática a crononutrição e jejum intermitente (time restricted feeding)
Biografia: Emilia Borba é Doutorada em Ciências da Saúde (Nutrição), Pós-graduada em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar e Licenciada em Ciências da Nutrição. Diretora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade Lusófona e Professora Auxiliar na mesma Universidade. Membro Integrado do CBIOS e investigadora na área do impacto da alimentação nas doenças metabólicas. Vasta experiência na área clínica, em nutrição.
Reparação da barreira cutânea: evidência científica versus marketing?
Tópicos:
1. A barreira cutânea epidérmica
2. Mecanismo de ação dos ingredientes activos reparadores da barreira epidérmica
3. Influência dos veículos
4. Como testar a eficácia
Biografia: Catarina Rosado é docente na Universidade Lusófona e Investigadora no CBIOS. Doutorada em Tecnologia Farmacêutica, dedica-se ao estudo de novas formas de medicamentos tópicos e transdérmicos, bem como de cosméticos. Interessa-se também pelo impacto da nutrição na saúde da pele. A sua investigação também aborda problemas cutâneos como acne, pele seca, envelhecimento e dermatite atópica.
CNF 2025 - Rio Maior
O Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Fisiologia 2025 foi realizado em Rio Maior na Escola Superior de Desporto do Politécnico de Santarém em 11 de Outubro.
Torne-se membro da SPFis
E beneficie de várias vantagens com a Campanha de Adesão à Sociedade Portuguesa de Fisiologia.

