Sobre a Sociedade Portuguesa de Fisiologia

Criação da Sociedade

Breve história da Sociedade Portuguesa de Fisiologia

Nos finais dos anos 80, os Professores Mirabeau da Cruz (1914-1996) e Luís Silva Carvalho (1954-2008) , do Instituto de Fisiologia em Lisboa, lançaram a ideia de constituir a Sociedade Portuguesa de Fisiologia. Depois de diversos contatos envolvendo outros responsáveis da Fisiologia da U Coimbra (Professor Fausto Pontes, 1934-2003) e da U Porto (Professor Soares Fortunato, 1936-2019), concretizou-se o I Congresso Nacional de Fisiologia, em Dezembro de 1991, na Faculdade de Medicina de Lisboa (Instituto de Fisiologia) . L Monteiro Rodrigues, então aluno de Doutoramento do Professor Luís Silva Carvalho, foi o secretário deste Congresso.

Mais de vinte cinco anos volvidos, a Sociedade Portuguesa de Fisiologia foi formalmente registada em 2017. Uma breve biografia dos fundadores é aqui incluída.

Estatutos

Fundadores

professor doutor luis monteiro rodrigues

Luís Monteiro Rodrigues

Académico, Doutor pela U Lisboa (1992) . Professor titular de Fisiologia e de Fisiopatologia / Mecanismos de Doença, com interesse particular na função e regulação microcirculatória e em dermatologia experimental. Membro fundador e actual director executivo do Grupo EEMCO, faz parte de muitas sociedades científicas, incluindo a Physiological Society e a American Physiological Society, na qual integra o grupo de educação P-MIG. Está envolvido no conselho editorial de várias revistas, como a Frontiers in Physiology (editor-convidado), sendo o editor-chefe da revista Biomedical and Biopharmaceutical Research. Foi distinguido com vários prêmios, sendo autor de mais de 500 publicações científicas, incluindo capítulos de livros e artigos em revistas especializadas.

professora doutora ana sofia fernandes

Ana Sofia Fernandes

Graduada em Ciências Farmacêuticas (2004), obteve o seu doutoramento em Farmácia (especialidade de Toxicologia, 2010) pela U Lisboa. Titular de Farmacologia e Toxicologia na Universidade Lusófona, Ana Fernandes é também Diretora Científica para a Inovação do CBIOS – Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde de U Lusofona. Em 2018 recebeu o título de European Registered Toxicologist. Foi delegada nacional das ações COST EU-ROS e NutRedOx. Coordena várias iniciativas de formação avançada, nomeadamente na área da Cultura Celular e da Migração Celular. O seu principal interesse de investigação é o estudo do impacto das vias redox e seus moduladores na etiologia e progressão tumoral.

professor doutor hugo alexandre ferreira

Hugo Duarte Ferreira

Hugo Alexandre Ferreira é graduado em medicina e em engenharia física tecnológica, e possui um doutoramento em Física na área das nanotecnologias aplicadas à biomedicina. Foi fundador e director geral da Haloris Nanotecnologias, uma empresa de desenvolvimento de biossensores para diagnóstico in vitro. Também trabalhou na Siemens Healthcare como especialista em tomografia computorizada e imagiologia por ressonância magnética antes de regressar à academia. Presentemente, ele é investigador no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). A sua investigação versa tópicos em imagem médica, oncologia, neurociências, interfaces cérebro-computador e computação fisiológica. É ainda coordenador e docente do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica na FCUL. É ainda fundador e director clínico da NeuroPsyAi, uma empresa que desenvolve soluções de apoio ao diagnóstico de doenças neurológicas e psiquiátricas usando imagens cerebrais e algoritmos de inteligência artificial. Ele é também fundador da EmotAI, uma empresa que desenvolve soluções de melhoria do desempenho humano, e em particular de atletas, com recurso à neurotecnologia. Por fim, é avaliador, consultor e mentor de projetos e empresas na área das Ciências da Vida, Nanotecnologias, Dispositivos Médicos e Saúde Digital, entre outras.

Orgãos de Administração

Distinções e Honras

In Memoriam

Reproduzir vídeo

Membros de Honra

Cerimónia de atribuição dos títulos de Sócios de Honra

Realizada na Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Fisiologia de 10 de Outubro de 2019.